Buscar
  • Teoria Feminista

Teóricas Feministas: Dunia Mokrani Chávez.


Cientista política e mestranda da Universidade Maior de San Andrés (Cides-Umsa) em filosofia e Ciência Política. Nascida na Bolívia, é ativista do coletivo de Mulheres Samka Sawuri Tecedoras de Sonhos. Coordenadora de Projetos para a Bolívia da Fundação Rosa Luxemburgo, escritório da região andina.


É pesquisadora do Centro de Estudos Andinos, Amazônicos e Mesoamericanos e coordenadora do Comitê de Monitoramento de Conflitos do Observatório Social da América Latina.


Dunia Mokrani Chávez tem uma atuação forte no movimento de mulheres na Bolívia, para ela, o movimento de mulheres é necessário no país porque existe uma forma muito específica de dominação patriarcal, e a discussão desse fato não pode estar reduzida a alguns círculos feministas; para Chavéz essa discussão precisa ser geral, especialmente para falar sobre a questão das diversas formas de violência e o não reconhecimento do trabalho doméstico.


Dunia Mokrani Chávez acredita que não podemos esperar somente do Estado ou/e de partidos políticos que as mudanças aconteçam. Segundo a cientista política deve-se viver na dinâmica de valorizar e evidenciar os pequenos avanços, porém, reconhecendo que existem retrocessos no meio do caminho. A importância de valorizar os pequenos avanços se dá pelo fato dos mesmos representarem mudanças que criam outras maneiras de fazer política. Segundo Chávez, o estado atual é um estado colonial em todas as suas formas. Sempre fora dirigido pelas classes dominantes.


Referências: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento Feminista: perspectivas decoloniais. Bazar do Tempo. Rio de Janeiro. 2020

Site: http://www.lapress.org/articles.asp?art=6047. Acesso em 21/07/2020



7 visualizações
 

©2020 criado por Teoria Feminista e Wix.com