Buscar
  • Teoria Feminista

Teóricas Feministas: Chandra Mohanty


Chandra Talpade Mohanty é teórica feminista pós-colonial e transnacional. Nasceu em Mumbai na Índia em 1955. É formada pela Universidade de Delhi e pela Universidade de Illinois, Urbana-Champaign.

Atuou como presidente do departamento de estudos femininos e professora de Estudos Femininos e de Gênero, Sociologia e Fundamentos Culturais da Educação e professora de Humanidades na Universidade de Syracuse.

Seu trabalho tornou-se conhecido internacionalmente após a publicação de seu influente ensaio "Sob olhos ocidentais: estudos feminista e discursos coloniais" em 1986.

Neste trabalho Mohanty afirma que os feminismos ocidentais tendem a encobrir as diferenças entre as mulheres do Sul global, revelando que a experiência de opressão é incrivelmente diversa e depende da geografia, história e da cultura.


Área de atuação e pesquisas: Mohanty escreve sobre teoria feminista transnacional e práxis, estudos feministas do colonialismo, imperialismo e raça, política do conhecimento, educação anti-racista e as pedagogias de dissidência, privatização, neoliberalismo e crítica anticapitalista

Para Mohanty é preciso descolonizar o conhecimento e teorizar sobre a identidade e a resistência no contexto da solidariedade feminista transfronteiriça.


Referências


Sobre Mohanty

https://en.wikipedia.org/wiki/Chandra_Talpade_Mohanty

https://thecollege.syr.edu/people/faculty/mohanty-chandra-talpade/

https://thefeministwire.com/2013/10/feminists-we-love-chandra-mohanty/



5 visualizações
 

©2020 criado por Teoria Feminista e Wix.com