Newsletter Teoria Feminista: Feminismo e meio ambiente




Quando eu tinha uns 5 anos de idade, eu já sabia ler e escrever. Mas o que impressionava as minhas professoras era o fato de eu, com essa idade, já conseguir construir frases com uma certa complexidade. Eu lembro que eu sempre gostei muito de escrever sobre a preservação da natureza e meio-ambiente, o motivo não sei bem ao certo, talvez tenha sido uma pauta relativamente recorrente na mídia no final da década de 1980 e começo da de 1990, ou por influência de algum disco da Xuxa que falava sobre essas questões. Sim! Eu fui uma criança branca bem clichê para a época.

Neste mês, a curadoria do Teoria Feminista é sobre a relação das mulheres e a natureza, por isso me lembrei desse momento da minha infância. Longe de essencializar essa relação, a curadoria pretende fazer a gente pensar no compromisso feminista pela justiça social que não pode estar desvinculada de uma justiça ambiental. As duas dimensões caminham juntas, e nenhuma das duas vai acontecer sem a outra.

Confesso que hoje, uma mulher adulta, negligencio em muito a pauta ecológica. Por isso, elaborar a curadoria do mês e me propor a escrever textos para refletir sobre a temática não será apenas para fazer “mea culpa” mas retomar em mim algo tão bacana que eu tinha na minha infância. Claro, que de forma bem mais elaborada, mais crítica, não tão influenciada pela Xuxa… Não tenho (quase) nada contra, escrevo isso no sentido de mostrar que é sempre importante amadurecer nessa pauta.

Durante esse mês e nas semanas que se seguem no Instagram do Teoria Feminista, serão postados diversas citações de textos de teóricas feministas que trabalham com esse tema e que vai ajudar a gente a refletir sobre as demandas ecológicas aliadas ao feminismo. Acredito que vocês vão gostar muito.

Se você ainda não é um assinante ou uma assinante da e-Zine do Teoria Feminista, e não recebe a curadoria mensal, torne-se agora mesmo! Clique no link abaixo e saiba como apoiar e receber esse material super bacana!

QUERO APOIAR O TEORIA FEMINISTA!


Beijos!

E até semana que vem!


Priscila Kikuchi Campanaro


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo