Buscar
  • Teoria Feminista

Dois Dedinhos de Proza



No dia 04 de setembro de 2020, o Teoria Feminista foi convidado para participar do Webnário: "DOIS DEDINHOS DE PROSA", cujo tema era Amefricanidades e os Feminismos Decoloniais: Violências, Racialização e Formas de Resistências no Mundo Feminicida.


O evento trata-se da primeira ação Pós – I Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais, de uma série de 10 encontros que acontecerão em 2020 e 2021, intitulados de “Dois dedinhos de prosa”. Uma ação da disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia I – Relações Étnico-raciais, Cultura Afro-brasileira e Indígena, ministrada pelo Prof. José Maria Nogueira Neto, no curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão. A ideia é discutir, a partir do surgimento da modernidade e do pensamento decolonial, as formas de imposição da hetoronomartividade que tem como fim a imposição dos modos de vida capitalistas. A colonialidade de gênero educa corpos a se manifestarem de maneira que seja socialmente aceita por um padrão imposto dentro dos limites da conceituação do masculino e feminino definido pelo sistema patriarcal. Propomos apresentar os feminismos a partir das discussões contemporâneas que versarão sobre o lugar da mulher, a mulher negra, a mulher transexual e a mulher do campo. A violência, questões relacionadas à racialização, preconceito e feminicídio transversalizarão as narrativas apresentadas.


Participaram desse evento: Braulina Baniwa (AM/BSB) - Indígena Baniwa do Alto do Rio Negro (AM). Defensora de questão de gênero e sexualidade indígena, Letícia Reis (MG) – Trabalha com fotografias de mulheres negras, em especial, mulheres negras lésbicas. Integra a Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF), Roberta Rocha (CE) – Aluna de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão em percurso monográfico sobre o feminismo sertanejo, Maria da Gloria dos Santos Ribeiro (CE) - Coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sobral. e José Maria Nogueira Neto - Psicólogo, professor universitário e idealizador do colóquio.


Foi um momento muito rico e especial. Todas as partilhas realizadas estavam carregadas de afeto e de desejo de transformar os mundos respeitando a sua pluridiversidade.


Para o Teoria Feminista foi uma honra poder compor uma conversa tão potente com mulheres maravilhosas e tão diversas. Cada palavra e emoção tiveram a capacidade de conectar razão e emoção.


Para saber como foi é só assistir o vídeo acima!

10 visualizações
 

©2020 criado por Teoria Feminista e Wix.com