FEMINISMO DECOLONIAL

uma breve introdução

Nos anos de 1970, o feminismo começou a questionar que o único modelo válido de luta pelos direitos das mulheres é o das mulheres ocidentais, brancas, seculares e de classe média.
O sujeito começa a se definir como múltiplo, com base nas diferentes origens, religiões ou/e raças. Isso leva a perguntas como as seguintes: como o racismo influencia a construção da experiência de gênero? É possível ser praticante de religião e feminista? E os imigrantes, trabalhadorxs ou mães solteiras, podem refletir-se em um modelo de feminismo supostamente "universal"?
O contexto em que os feminismos decoloniais emergem, é também chamado de "das margens". O fundamental de se saber é que ele evidencia mulheres que no feminismo hegemônico eram ignoradas, e propõem novas linhas de pensamento que levam em conta a variedade de raças, religiões, orientações sexuais, origens nacionais, etc.
Nesse sentido, trazem à tona questões relacionadas à identidade, subjetividade, racismo ou classe social, questões que nunca apareceram no feminismo hegemônico.

imagemteoriafeminista.jpg
 

FEMINISMO HEGEMÔNICO

uma breve introdução

Até a década de 1970 a tendência predominante do feminismo que dominava o discurso acadêmico e o debate social, tinha, de fato, um modelo feminino muito definido: mulheres brancas, urbanas e de classe média ou alta e ocidental.
Consequentemente, as identidades que se moviam para fora dessa estrutura restritiva eram ignoradas, quando não batidas ou criticadas diretamente. Portanto, apesar de sua natureza inovadora e da importância histórica que esse feminismo tinha para o desenvolvimento dos direitos da mulher no Ocidente, o feminismo hegemônico se baseava em mecanismos de exclusão que, longe de inocentes, perpetuavam noções de poder e superioridade sobre grande parte das mulheres do mundo.

teoriafeminista3.jpg
 

REFERÊNCIA

VALIÑA. Carmen V. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O FEMINISMO HEGEMÔNICO E O FEMINISMO DECOLONIAL?

 Disponível em: https://perifericas.es/blogs/blog/cual-es-la-diferencia-entre-el-feminismo-hegemonico-y-el-feminismo-descolonial?_pos=1&_sid=12246a38f&_ss=r. Acesso em 14 de julho de 2020

 

©2020 criado por Teoria Feminista e Wix.com